Inclusão Social

NVA – Núcleo de Vivência e Artes

No NVA as pessoas com deficiência desenvolvem trabalhos por meio de atividades artísticas como teatro, música, dança e artes visuais. O Núcleo de Vivência e Artes dá suporte às demais coordenações no processo de reabilitação dos(as) usuários(as), com o objetivo de promover a inclusão social e autonomia das pessoas com deficiência que acessam os serviços.

Serviços prestados pelo NVA:

Danças | Artes visuais | Artes manuais | Música | Teatro | Brincadeiras cantadas

 

NED – Núcleo de Educação Física e Desporto

No NED as pessoas com deficiência desenvolvem atividades físicas e desportivas com enfoque na reabilitação, promovendo a inclusão social de crianças, jovens e adultos com deficiências. O Núcleo de Educação Física e Desporto dá suporte às demais coordenações no processo de reabilitação dos(as) usuários(as), com o objetivo de promover a inclusão social e autonomia das pessoas com deficiência que acessam os serviços.

Serviços prestados pelo NED: 

Atletismo | Natação | Bocha paraolímpica | Futebol de cinco | Futsal | Capoeira

 

CORPU – Coordenadoria de Treinamento, Produção e Ensino Profissionalizante

Setor responsável por ampliar as possibilidades de inclusão social da pessoa com deficiência, seja ela qual for, através da profissionalização e atividades produtivas, promovendo a inserção no mercado de trabalho.


Serviços prestados pela CORPU:
Orientação profissional | Captação de vagas | Análise Ocupacional | Orientação familiar | Serviço social


Programa Passe Livre

O Programa Passe Livre é um direito que garante à pessoa com deficiência gratuidade no transporte público municipal/intermunicipal e nacional. O direito ao transporte está associado ao direito fundamental de ir e vir e deve ser garantido às pessoas com deficiências.

Na Funad prestamos atendimento para o Passe Livre Municipal de João Pessoa e o Intermunicipal. Para conseguir o Passe Livre Federal acesse o site do Ministério dos Transportes (www.transportes.gov.br), Clique em Requerimento - Formulários Modelo e siga as instruções.


Como solicitar?
A pessoa com deficiência deverá se dirigir a qualquer unidade de saúde credenciada pelo SUS e solicitar avaliação e emissão do laudo médico com a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde – CID 10 da deficiência; devendo o mesmo ser emitido por um especialista. Além do laudo médico, a pessoa com deficiência deverá também apresentar exame laboratorial que ateste o tipo sanguíneo – Fator RH.

Passe Livre Municipal - Para João Pessoa, a Lei nº7.170/1990 garante o Passe Livre Municipal às pessoas com deficiência que residem no município de João pessoa ou nas cidades de Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, desde que estudem ou trabalhem na Capital.
O beneficiário ou seu representante devem se dirigir à Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência- FUNAD, apresentar o laudo na CORDI para uma avaliação do médico e ir ao setor do Programa Passe Livre a fim de requerer o benefício munido dos seguintes documentos:
Cópia de: Laudo Médico, Exame de tipo Sanguíneo, 2 Fotos 3x4, Carteira de Identidade (RG), CPF e Comprovante de residência.

Passe Livre Intermunicipal - Garantido pela Lei nº7.529/2004, a pessoa com deficiência pode ter acesso ao programa através do setor de Passe Livre na FUNAD em João pessoa ou na Casa da Cidadania, em Campina Grande (lá o (a) usuário(a) pode solicitar o Passe Livre Intermunicipal pela primeira vez, recadastrar ou pedir segunda via, sem necessitar ir à Capital).

O Governo do Estado da Paraíba, através da Funad, está enviando as carteiras de Passe Livre Intermunicipal nas casas das pessoas que solicitam o benefício. Antes, a pessoa com deficiência vinha à Funad para receber a carteira, mesmo morando no interior. A nova forma permite total comodidade, pois o documento é enviado pelos Correios e Telégrafos, seja qual for a localidade.

Documentos necessários:
Cópia de: Laudo Médico, Exame de tipo Sanguíneo, 2 Fotos 3x4, Carteira de Identidade (RG), CPF e Comprovante de residência

 

 

CIL - Central de Interpretação de Libras

Se destina às pessoas com deficiência auditiva e surdas que necessitam de intérpretes para acompanhá-las a atendimentos na área da Educação, Saúde e Justiça. Garantindo o atendimento de qualidade por meio de serviços de tradução e interpretação, facilitando o acesso aos serviços públicos e ampliando a comunicação e interação entre ouvintes e surdos.


O serviço é gratuito e qualquer pessoa pode solicitá-lo desde que seja previamente agendado.
Como agendar o serviço? Presencial na FUNAD ou através do e-mail: cilpb@funad.pb.gov.br

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone